Câmara de Braga recruta 10 bombeiros municipais

A Câmara de Braga abriu concurso para admitir 10 bombeiros municipais estagiários. O estágio tem a duração de um ano e é feito como recruta.

Câmara de Braga recruta 10 bombeiros municipais
Concurso termina a 7 de fevereiro

Está a decorrer um concurso externo para admissão a estágio de 10 bombeiros municipais recrutas (masculinos ou femininos), com vista ao ingresso na carreira de bombeiro municipal do corpo de bombeiros de Braga, em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Para se candidatar a este concurso público aberto pela Câmara de Braga tem que ter o 9.º ano (3.º ciclo ensino básico) e menos de 25 anos. A remuneração é de 557 euros.

Os bombeiros têm como funções combater os incêndios; prestar socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades; prestar socorro a náufragos e fazer buscas subaquáticas; exercer atividades de socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar; fazer a proteção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos, nomeadamente prestando serviço de vigilância durante a realização de eventos públicos; colaborar em outras atividades de proteção civil; emitir, nos termos da lei, pareceres técnicos em matéria de proteção contra incêndios e outros sinistros; exercer atividades de formação cívica, com especial incidência nos domínios da prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos; entre outros.

A Câmara de Braga destaca que os bombeiros profissionais devem residir na localidade onde habitualmente exercem funções.
Os candidatos vão passar por várias fases de seleção, realizando provas práticas que pretendem avaliar o desenvolvimento e a destreza física, bem como a capacidade e resistência dos candidatos para a função de bombeiro municipal.

Os estagiários aprovados com classificação igual ou superior a Bom (14 valores) celebrarão um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado na categoria de bombeiro municipal de 3.ª classe, até ao número de vagas.

Para mais informações consulte o procedimento concursal no site da Câmara de Braga. Termina a 7 de fevereiro.

Veja também: