Inês Silva
Inês Silva
07 Nov, 2017 - 06:31

Europol está a selecionar candidatos para bolsa de recrutamento

Inês Silva

A Europol é o Serviço Europeu de Polícia e está a aceitar candidaturas para bolsa de recrutamento de assistentes administrativos e software developers.

Europol está a selecionar candidatos para bolsa de recrutamento

Europol pretende a melhoria da cooperação policial entre os Estados-Membros na luta contra o terrorismo, o tráfico ilícito de drogas e as outras formas de criminalidade organizada internacional.

Sediada na Holanda e com uma equipa de mais de mil colaboradores, a Europol, agência da União Europeia desde 2010, está constantemente à procura de colaboradores criativos, auto-suficientes, enérgicos e à altura dos desafios envolvidos na luta contra o crime internacional.

Atualmente, a agência está a selecionar candidatos para as funções de assistente administrativo e software developer. Para além dos requisitos específicos de cada função, os candidatos devem também obedecer aos critérios gerais de admissão à Europol.

Critérios gerais de admissão à Europol

  • Ser membro de uma autoridade competente na aceção do artigo 3º da Decisão do Conselho Europol e beneficiar de plenos direitos enquanto cidadão de um Estado-Membro;
  • Ter cumprido todas as obrigações impostas pelas leis aplicáveis em matéria de serviço militar;
  • Produzir referências de caráter apropriadas para sua aptidão para o desempenho das funções;
  • Estar fisicamente apto a desempenhar as funções inerentes ao cargo (antes da nomeação, o candidato selecionado será examinado clinicamente por um dos médicos oficiais da instituição);
  • Produzir provas de conhecimento aprofundado de uma das línguas da União Europeia e de conhecimento satisfatório de outra língua na medida necessária ao desempenho das funções.

Assistente administrativo

A Europol está a selecionar candidatos de modo a estabelecer uma lista de reserva de candidatos aprovados para a função de assistente administrativo em todas as unidades/departamentos. As candidaturas terminam a 1 de dezembro.

Sujeito à conclusão do procedimento de contratação, os candidatos recrutados, sob a orientação do Chefe de Unidade e supervisão do Especialista Sénior, vão desempenhar tarefas no âmbito do apoio administrativo e de secretariado; acompanhar processos pendentes e monitorizar tarefas, prazos e solicitações pendentes; ajudar na preparação de reuniões e acompanhamento, incluindo a elaboração de documentos, arquivo de processos; gerir caixas de correio eletrónico comuns, lidar com mensagens internas e externas e chamadas telefónicas; ajudar na elaboração de memorandos e outras correspondências, registar correspondência no Sistema de Gestão de Documentos eletrónico e arquivo de documentos; manter o diário da Unidade/Departamento atualizado e agendar reuniões internas e externas.

Para além dos critérios gerais de admissão à Europol, para candidatar-se deverá ter o ensino secundário completo e experiência comprovada.

Software developer

A organização está também a constituir um lista de reserva para recrutamento de candidatos ao cargo de software developer. As candidaturas terminam a 4 de dezembro.

Os profissionais selecionados vão participar no projeto e desenvolvimento de componentes de banco de dados e software seguindo uma metodologia Scrum; desenvolver scripts de pré-processamento de dados e outros módulos ETL; criar e executar testes unitários, testes de integração e testes de desempenho, conforme necessário; participar em atividades de R&D na área de legislativa; processamento de dados e infraestrutura de suporte e criar e manter documentação técnica, incluindo documentação de projeto e implantação, em cooperação com equipas relevantes de TIC.

São procurados candidatos com formação académica superior na área e pelo menos 5 anos de experiência profissional na área de desenvolvimento de software.

Se pretende saber mais ou candidatar-se, consulte a página da Europol aqui!

Veja também: