INE está a recrutar entrevistadores

O INE é responsável por produzir e divulgar informação estatística nacional e procura entrevistadores para inquérito entre outubro e dezembro.

INE está a recrutar entrevistadores
Áreas metropolitanas de Lisboa e Porto

O INE, Instituto Nacional de Estatística, está a preparar um inquérito, a realizar entre outubro e dezembro de 2017, à mobilidade nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. A dimensão deste projeto implica o recrutamento de entrevistadores em regime de prestação de serviços.

O INE pretende com este inquérito caracterizar as deslocações realizadas pela população nas áreas referidas. Os resultados obtidos vão ser importantes para avaliar e projetar as políticas públicas de mobilidade e transportes. Neste sentido, o instituto está a recrutar entrevistadores com funções de recolha e entrevistadores com funções de acompanhamento.

Os entrevistadores com funções de recolha (EFR) vão recolher e registar os dados junto dos alojamentos de acordo com os procedimentos definidos, na área geográfica atribuída, a realizar entre outubro e dezembro de 2017 e planificar o trabalho de campo, fazer pontos de situação em reuniões semanais, e resolver situações mais complexas com o apoio do respetivo entrevistador com funções de acompanhamento.

O INE procura candidatos com idade igual ou superior a 18 anos; habilitações mínimas ao nível do ensino secundário; disponibilidade de tempo adequada às características da tarefa e da população da freguesia (incluindo fins de semana); disponibilidade de transporte próprio e carta de condução; residir próximo da área de trabalho e ter conhecimentos da geografia local; possuir competências ao nível da utilização de tecnologias de informação e possuir elevada capacidade para estabelecer contactos interpessoais, ser cordial, metódico e rigoroso.

As referências a utilizar para a candidatura são Refª EFR- AMP, área metropolitana do Porto, e Refª EFR- AML para a área metropolitana de Lisboa.

Para entrevistadores com funções de acompanhamento (EFA), o INE procura também candidatos com idade igual ou superior a 18 anos, mas será fator preferencial ter habilitações literárias ao nível do ensino superior; disponibilidade de tempo adequada às características da tarefa (incluindo fins de semana); disponibilidade de transporte próprio e carta de condução; residir próximo da zona de trabalho e ter conhecimentos da geografia local; possuir boas competências ao nível da utilização de tecnologias de informação e ter boa capacidade de liderança, organização e motivação de equipas de trabalho, método e rigor.

Refª EFA- AMP, área metropolitana do Porto, Refª EFA- AML, área metropolitana de Lisboa, são as respetivas referências a utilizar na candidatura.

As funções a desempenhar por estes entrevistadores são acompanhar e apoiar os entrevistadores com funções de recolha, nos diversos momentos do trabalho, fazendo a ligação entre estes e a supervisão do INE, garantindo o cumprimento dos prazos e a qualidade dos dados de acordo com os procedimentos definidos; reunir com os entrevistadores da sua área geográfica para planeamento do trabalho, pontos de situação e para proceder à resolução de situações mais complexas.

Os entrevistadores EFA e EFR vão ser contratados em regime de prestação de serviços, o que implica estarem coletados ou poderem coletar-se nas Finanças como trabalhador independente ou reunir as condições para recorrer a um “Ato Isolado”; provar que não possuem dívidas às Finanças e à Segurança Social; não estarem aposentados pelo Regime Geral da Segurança Social nem pela Caixa Geral de Aposentações e devem possuir o seguinte equipamento informático: microcomputador (portátil ou tablet) com o mínimo de 8,9 polegadas de ecrã e acesso a internet móvel com velocidade real disponível e adequada (requisito não obrigatório).

Formalização das candidaturas para entrevistador do INE

A candidatura deverá ser formalizada até 31 de agosto, referindo a respetiva referência, através de envio de email para mob@ine.pt.

As candidaturas recebidas serão objeto de pré-seleção, sendo convocados para entrevista os candidatos que melhor correspondam ao perfil definido.

Veja também: