Inês Silva
Inês Silva
09 Set, 2019 - 10:32

INEM está a recrutar 125 técnicos de emergência pré-hospitalar

Inês Silva

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) abriu concurso para contratar técnicos de emergência pré-hospitalar. Conheça os requisitos.

INEM está a recrutar 125 técnicos de emergência pré-hospitalar

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou a abertura de procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 125 postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado na categoria de técnico de emergência pré-hospitalar.

Os candidatos devem possuir o 12º ano de escolaridade ou seu equivalente legal e a carta de condução tipo B e averbamento grupo 2. O prazo para candidaturas termina a 13 de setembro.

Recrutamento técnicos de emergência pré-hospitalar INEM

A atividade destes profissionais inclui o exercício de funções nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes e o transporte assistido de doentes urgentes e/ou emergentes. Aos novos técnicos de emergência pré-hospitalar competirá assim, entre outras, as seguintes funções:

  • Atendimento das chamadas recebidas nos CODU, respetiva triagem e aconselhamento telefónico, bem como o acionamento, acompanhamento e gestão dos meios de emergência médica, de acordo com os protocolos definidos e sob supervisão de um médico coordenador;
  • Atuação em situações de emergência pré-hospitalar, aplicando os cuidados de emergência necessários à preservação da vida humana, da qualidade de vida e diminuição do sofrimento, no âmbito das suas qualificações;
  • Cumprimento de protocolos de atuação de decisão médica com base na formação profissional adquirida.

Sobre o INEM

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema são as principais tarefas do organismo.

Através do número europeu de emergência – 112, este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Para candidatar-se ou saber mais, consulte a página do INEM.

Veja também