AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Vagas de emprego em Museus de Portugal

As ofertas de emprego em Museus da Rede Nacional de Museus são publicadas pela Direção-Geral do Património Cultural.

Vagas de emprego em Museus de Portugal
Nem todos estão diretamente ligados à História da Arte ou Museologia

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) tem alguns procedimentos concursais para emprego em Museus Nacionais, por exemplo, para o Museu Nacional de Arqueologia e para o Palácio Nacional da Ajuda estão em aberto dois concursos para cargos de Direção Intermédia de 1ºgrau. Aos candidatos é exigida Licenciatura ou grau académico superior em História, História de Arte, Arqueologia ou Museologia, bem como experiência profissional e conhecimentos comprovados na área disciplinar a que o Museu reporta.

O recrutamento nos Museus nem sempre está ligado à área da Museologia. A DGPC tem ainda concurso aberto com  vista  ao  preenchimento  de  três postos de trabalho na carreira e categoria de assistente técnico, área  de  contabilidade, para a Divisão de Planeamento, Gestão, Controlo, Recursos Financeiros e Património do Departamento de Planeamento, Gestão e Controlo da Direção-Geral do Património Cultural.

Categoria de técnico superior, área funcional de Arquivo, para a Divisão de Documentação, Comunicação e Informática e concurso para preenchimento de três postos de trabalho no Museu Nacional de Arte Antiga na carreira e categoria de assistente técnico, para exercer funções na área de atendimento, vigilância, bilheteira e loja são outros dos concursos em aberto pela DGPC.

Emprego em Museus Municipais também é uma opção, por exemplo, a Câmara Municipal de São João da Pesqueira está à procura de assistente técnico cujas funções passam por assegurar o cumprimento dos horários de abertura ao público dos museus e executar tarefas de vigilância e segurança dos espaços museológicos, acolher e encaminhar o público, prestar informações de caráter geral sobre o património e coleções.

Se pretende saber mais sobre emprego em Museus Nacionais e Municipais, a Bolsa de Emprego Público é uma boa ferramenta de pesquisa.

Fundações e Museus privados publicam nas suas páginas as ofertas de emprego ou, como é o caso da Fundação Gulbenkian, disponibilizam formulários de candidatura online.

Veja também: