Inês Silva
Inês Silva
09 Jul, 2018 - 08:07

Emprego em museus: saiba como candidatar-se

Inês Silva

Gostava de conseguir um emprego em museus? Continue a ler, conheça algumas ofertas em aberto e saiba como pode candidatar-se a trabalhar num museu.

Emprego em museus: saiba como candidatar-se

O recrutamento nos Museus nem sempre está ligado à área da Museologia ou da História da Arte, por isso, se sempre sonhou em trabalhar num organismo deste género, continue a ler e saiba como candidatar-se a um emprego em museus.

Oportunidades de emprego em museus

Inaugurado em junho de 1996 em Lisboa, o Museu da Farmácia é um projeto que, ao longo dos anos, tem vindo a ser uma referência a nível nacional e internacional, como o comprovam os milhares de visitantes recebidos e os diversos prémios com que o Museu foi distinguido.

Atualmente, este museu está à procura de guia técnico para integrar a equipa de guias do Museu da Farmácia, tendo como missão fazer a apresentação do Museu da Farmácia aos visitantes e fazer visitas comentadas em Português, Inglês e Francês.

Para candidatar-se deverá ter licenciatura ou mestrado Integrado em História/ História de Arte/ Artes e Humanidades / Estudos da Cultura e da Comunicação; experiência mínima de 2 anos em funções semelhantes; capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal; fluência em Inglês (obrigatório) e Francês (preferencial) e disponibilidade para trabalhar em dias úteis, fins-de-semana e feriados.

Se reúne os requisitos definidos no perfil, candidate-se a este emprego em museus, até ao próximo dia 13 de Julho, enviando o seu currículo para o email [email protected].

Câmara Municipal de Aljezur abriu procedimento concursal comum para recrutar assistente técnico, em regime de contrato de trabalho por tempo indeterminado, que terá como responsabilidades conceber, planear e apoiar a gestão museológica do município; propor e desenvolver ações de promoção do Museu do Mar e da Terra da Carrapateira; elaborar estudos com vista a reutilização do património cultural edificado na área do município, para instalação de novos núcleos museológicos; inventariar, recolher, tratar e estudar o património museológico e realizar outras tarefas de caráter especializado relacionadas com o setor.

O prazo termina a 9 de julhoconsulte aqui a página do município de Aljezur para candidatar-se.

As ofertas de emprego em Museus da Rede Nacional de Museus são publicadas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que poderá consultar aqui ou na Bolsa de Emprego Público (BEP). Neste momento não existem concursos ativos.

Emprego em Museus Municipais é também uma opção, tal como para os Museus Nacionais, a BEP é uma boa ferramenta de pesquisa.

Fundações e Museus privados publicam nas suas páginas as ofertas de emprego, por exemplo, a Fundação de Serralves, ou, como é o caso da Fundação Gulbenkian, disponibilizam formulários de candidatura online onde poderá submeter o seu currículo.

A Parques de Sintra – Monte da Lua, empresa responsável pela gestão de parques e monumentos na Paisagem Cultural de Sintra, aceita também candidaturas espontâneas através do formulário online na página de recrutamento da empresa.

Veja também:

Artigos Relacionados