Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
21 Set, 2016 - 09:00

Boas notícias: empresas prevêem contratar mais em 2016 e 2017

Júlia de Sousa

Saiba o que pretendem as empresas em termos de contratações nos próximos tempos.

Boas notícias: empresas prevêem contratar mais em 2016 e 2017

Um estudo realizado pela consultora Mercer revelou que ainda este ano, várias empresas presentes em Portugal pretendem aumentar as contratações de trabalhadores.

O estudo que avaliou as tendências de empregabilidade de várias empresas presentes no mercado português (um total de 305 empresas), sobretudo multinacionais, revela uma inclinação para que se possa verificar um aumento na contratação de trabalhadores nestas mesmas empresas, que englobam um total de mais de 160 mil funcionários.

Diz o estudo, intitulado “Mercer Total Compensation 2016”, que 49% das 305 empresas inquiridas preveem “aumentar o efetivo de colaboradores este ano, reforçando a tendência de crescimento já verificada em 2015. Tendência essa que melhorou face ao ano anterior, uma vez que em 2015 eram 26% das empresas que tinham intenção de” fazer crescer o quadro de trabalhadores”.

Ainda de acordo com os dados do estudo, 44% das empresas inquiridas referem a intenção de manter o número de colaboradores, enquanto 7% revela que pode vir a reduzir os números de trabalhadores.

Para o próximo ano as expectativas são ainda mais animadoras, uma vez que há menos empresas que perspetivam uma redução do número de efetivos (a tendência para reduzir verifica-se em apenas 2% das empresas). Entre as empresas inquiridas, 52% prevê manter o número de trabalhadores e 46% prevê contratar mais profissionais.

Os dados do estudo revelam também que apenas 5% das empresas presentes em Portugal congelaram os salários (para toda a estrutura) no ano de 2016, o que constituiu uma redução (de 22%) face a 2015.

Veja também: