Empresas têm mais uma semana para entregar IES

Se tem uma empresa e ainda não entregou o IES, não se preocupe porque as finanças alargaram o prazo de entrega.

Empresas têm mais uma semana para entregar IES
Prazo de entrega foi alargado até dia 22 de julho
  • Esta medida não prevê penalizações para as empresas.

Se tem uma empresa e está aflito com a famosa Declaração de Informação Empresarial Simplificada (IES), não se preocupe porque há boas notícias! O Governo acaba de anunciar que vai estender o prazo de entrega da IES até 22 de julho, o que significa que as empresas terão mais uma semana para além do prazo previamente estipulado. 

Este alargamento do prazo não trará quaisquer penalidades ou acréscimos, e poderá estar na origem do reparo da ANACO - Associação Nacional de Contabilistas que tem vindo a pedir que o prazo fosse alargado até final de setembro. Isto porque, ao que parece, a disponibilização tardia das aplicações para a submissão da IES “causou constrangimentos e prejuízos, tornando mais difícil a tarefa de cumprir essa obrigação fiscal”.

Já do lado do Governo, António Costa revela em comunicado que “a decisão fundamenta-se no facto de estar a ser projectada a simplificação da IES e de as diversas alterações anuais aos formulários destinados ao cumprimento de obrigações declarativas implicarem a necessária adaptação dos sistemas informáticos dos contribuintes, com o inerente aumento das despesas operacionais das empresas”.

O principal objetivo do Governo é “diminuir os custos de contexto para as empresas portuguesas, em particular para as PME”.

Pode encontrar a aplicação de submissão da IES no Portal das Finanças.


Veja também: