Ekonomista
Ekonomista
07 Fev, 2017 - 12:18

Escolas de turismo abrem cozinhas a empreendedores

Ekonomista

"Open Kitchen Labs" permite o uso das instalações e equipamentos das cozinhas e restaurantes das escolas para promover produtos e negócios.

Escolas de turismo abrem cozinhas a empreendedores

As cozinhas das 12 escolas do Turismo de Portugal vão poder ser usadas por empreendedores para desenvolverem produtos, no âmbito de um projeto apresentado esta manhã pela secretária de Estado do Turismo, em Lisboa.


Open Kitchen Labs

Em antecipação, Ana Mendes Godinho explicou à agência Lusa que a iniciativa ‘Open Kitchen Labs’ cria uma “antecâmara de testes” usando recursos públicos e que são disponibilizados a todos. “As escolas abrem as suas portas para as comunidades”, resumiu a governante, recordando que nas cozinhas os empreendedores podem reduzir “uma parte difícil no seu percurso, que muitas vezes é encontrar espaços para fazerem testes”.

Além das cozinhas, as escolas também vão permitir que sejam feitas marcações para os seus restaurantes, o que até aqui não era possível fazer. A ideia dos ‘Open Kitchen Labs’ resultou do “permanente contágio e diálogo com as ‘startups’”, que davam conta da dificuldade em encontrar espaços para experimentarem, relatou Ana Mendes Godinho.

“É muito engraçado aprendermos com as dificuldades, e imensas ‘startups’ sinalizavam estas dificuldades em testar produtos, em ter um espaço para conseguir, por exemplo, usar uma máquina de embalar ou máquina de cozedura”, notou. A governante referiu como estas empresas ligadas à inovação tinham como única alternativa solicitar aos proprietários o uso dos seus restaurantes, a meio da noite, quando estes estavam encerrados ao público.

Com o novo projeto, as escolas de turismo perceberam uma “forma de serem cada vez mais úteis para a comunidade, mas também de ganharem com a inovação”.

“Estes novos produtos, estes novos empreendedores que vêm às escolas são também uma forma das escolas se obrigarem a inovar cada vez mais”, resumiu.

O ‘Open Kitchen Labs’ permite o uso das instalações e equipamentos das cozinhas e restaurantes das escolas para, além de testes, promover produtos e negócios, nomeadamente através de ‘workshops’, sessões de demonstração, organização de palestras e seminários.

O projeto permite também a divulgação e promoção das atividades através dos portais das escolas ou Facebook.

Veja também:

Artigos Relacionados