Nuno Margarido
Nuno Margarido
24 Ago, 2016 - 08:01

Estagiar em Lisboa obriga a remuneração mínima de 650 euros

Nuno Margarido

Estagiar em Lisboa? No mínimo, com 650 euros… para que não lhe falte nada.

Estagiar em Lisboa obriga a remuneração mínima de 650 euros

Segundo a Uniplaces, um portal para reserva de alojamento universitário, para estagiar em Lisboa é necessário receber, no mínimo, 650 euros para conseguir cobrir os custos de alojamento, transportes e alimentação.

O estudo analisou 24 cidades europeias e concluiu que a cidade de Paris é a mais cara de todas – os estagiários precisam de receber, no mínimo, 1050 euros para poder viver na capital francesa.

Comparando com as principais cidades europeias, a capital portuguesa está longe de ser a mais cara para o custo de vida de um estagiário. Apesar de tudo, o valor de referência de 650 euros afigura-se algo elevado em relação aos 500 euros exigidos, por exemplo, no Porto. Já no que diz respeito ao ganho real, este, em muitos casos, nem existe uma vez que o valor auferido por um licenciado num estágio do IEFP ronda os 690 euros.

“Os estágios são, nos dias de hoje, a forma mais rápida de os licenciados acederem ao mercado de trabalho e começarem a contactar com a realidade empresarial. No entanto, é muito importante que a remuneração média mensal auferida seja suficiente para garantir a autonomia financeira. Estes dados da Uniplaces têm como base os custos de vida básicos de casa, alimentação e deslocações casa-trabalho”, afirmou o country-manager da plataforma em Portugal, André Rodrigues Pereira.

Veja também: