Esteja atento às datas do Fisco para o IRS em 2017

O ano de 2017 traz novidades em relação à situação tributária dos contribuintes. Esteja atento às datas do fisco.

Esteja atento às datas do Fisco para o IRS em 2017
E depois do “ano de adaptação”…

Um atraso pode custar-lhe até 22.500 euros… Isso mesmo! Já captámos a sua atenção? Então, aqui fica o aviso: mantenha-se atento às datas do Fisco para o IRS em 2017. O ano de 2016 foi considerado pelo Governo como um “ano de adaptação” dos contribuintes às novas regras e prazos de IRS implementados. Este ano, contudo, chega com algumas novidades em relação à situação tributária dos contribuintes, a começar pelo prazo único para a entrega do IRS e o preenchimento automático.

O dia 15 de fevereiro é uma das datas do Fisco para o IRS a que deve prestar mais atenção. É esse o limite que os contribuintes possuem para validar as faturas registadas na página e-fatura, para terem direito a deduções no IRS em 2016.

Dias depois, entre 1 e 15 de março, é altura de verificar a existência de erros no registo das despesas. Se não concordar com alguma coisa, deverá reclamar. 

Uma das datas do Fisco a que deve estar mais atento recai sobre o prazo único para a entrega do IRS quer para os trabalhadores dependentes (categorias A e H), quer para os trabalhadores independentes (categoria B) e as restantes categorias de rendimentos. A entrega deve ser realizada entre 1 de abril e 31 de maio, tanto para as entregas em papel como para as entregas pela internet.

A devolução do IRS será feita até 31 de julho. Mas atenção! Os contribuintes que entreguem a declaração de IRS no início de abril deverão receber o reembolso ainda antes do final do mesmo mês.

Já o pagamento do IRS deverá ser feito impreterivelmente até 31 de agosto. Caso deixe passar este prazo, o contribuinte pode ser obrigado a pagar uma multa.


Veja também: