Esta ilha mítica só pode ser visitada uma vez por ano

Chama-se Eynhallow e pode ser encontrada no meio das Orcadas da Escócia. Conheça a ilha mítica que só pode ser visitada uma vez por ano.

Esta ilha mítica só pode ser visitada uma vez por ano
Também conhecida como “ilha sagrada”

Em norueguês arcaico, o seu nome significa “ilha sagrada”. Alguns ainda a consideram uma ilha assombrada, com lendas que colocam espíritos norueguês malignos a calcorrear a ilha. É, acima de tudo, uma ilha mítica que só pode ser visitada uma vez por ano. O nome? Eynhallow.

Eynhallow: a ilha mítica

EynhallowFonte da imagem: Scotland’s Nature – WordPress.com

EynhallowFonte da imagem: Rousay Remembered

Eynhallow é uma ilha mítica que se encontra abandonada desde o século XIX. Em 1851, uma praga obrigou todos os habitantes da ilha a abandoná-la e o proprietário aproveitou para retirar o telhado de todas as casas para garantir que ninguém voltaria a pôr os pés na ilha.

A ilha, que não tem mais de 900 metros e que possui a forma de um coração, pode ser encontrada bem no meio das Orcadas, um arquipélago localizado no Mar do Norte, cerca de 16 km ao largo do Norte da Escócia.

Apesar de parecer fácil aceder a Eynhallow, a travessia até à ilha só é feita uma vez a cada ano, quando a Sociedade da Herança das Orcadas organiza uma visita durante o verão. Até porque mesmo de barco a viagem é arriscada devido às correntes marítimas muito fortes.

O difícil acesso e o facto de ter sido abandonada há mais de 150 anos tornam esta ilha mítica num excelente local para visitas. Não só pelas construções dos últimos habitantes de Eynhallow, mas também por estar repleta de locais pré-históricos, como túmulos e muros da Idade da pedra.

Veja também: