Publicidade:

Facebook testa botão de desagrado

O Facebook está a testar um botão de desagrado para as publicações e comentários. Mas esclarece o objetivo desta  funcionalidade, que não é um 'não gosto'.

Facebook testa botão de desagrado
Uma funcionalidade ainda em fase de testes

Se é utilizador do Facebook, o botão de gosto é já muito familiar, assim como os tipos de reação que podem ser selecionados nessa mesma funcionalidade. O Facebook encontra-se agora a testar uma funcionalidade que há muito vinha a ser falada: o botão de desagrado.

Esta funcionalidade, que deverá poder ser utilizada tanto para publicações como para comentários, vem da necessidade de criar um mecanismo mais simples para demostrar desagrado perante um determinado tipo de conteúdo sem ter de ir pelo habitual percurso de denunciar um comentário menos agradável, para deixar de o ver.

Esta funcionalidade cria uma maior e mais direta moderação de comentários. O botão de desagrado deverá estar mesmo ao lado do habitual gosto. A empresa de Mark Zuckerberg quer, contudo, destacar que não se trata de um botão dislike (“não gosto”), mas sim de uma forma de os utilizadores darem feedback em comentários de páginas públicas.

O objetivo maior do botão de desagrado

facebook

Além da reação imediata óbvia que esta nova funcionalidade vai possibilitar, o botão de desagrado vai também permitir que esconder um comentário considerado ofensivo seja mais direto, através de um simples clique, em vez de selecionar num menu.

Além disso, os utilizadores beta podem também indicar muito diretamente se o comentário “mau” é ofensivo, off topic, spam, entre outros motivos. Com isto, o Facebook também pretende que exista um filtro mais imediato, que permita perceber se o comentário é muito grave, irrelevante ou se faz parte do famoso grupo das “fake news”.

Neste momento, a ferramenta está apenas a ser testada com um grupo pequeno de utilizadores da app Facebook em sistema Android, nos Estados Unidos, em que a língua selecionada seja o inglês. Por agora, o botão de desagrado aparece só em posts de páginas públicas, nunca em grupos, páginas privadas ou páginas de figuras públicas.

Esta funcionalidade tem sido um dos maiores desejos dos utilizadores do Facebook, em todo mundo desde sempre. Há ainda que esperar algum tempo para ver se o botão de desagrado vai mesmo acontecer, depois desta fase de testes, tendo em conta as preocupações de Mark Zuckerberg e companhia, em não ceder a uma censura excessiva.

Veja também: