Falha permite recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

Especialista em segurança do iOS descobriu que é possível recuperar mensagens apagadas no WhatsApp.

Falha permite recuperar mensagens apagadas no WhatsApp
Uma falha de segurança que só existe no iPhone.

O problema foi descoberto no WhatsApp por Jonathan Zdziarski, um especialista em segurança do iOS, mas põe em causa vários serviços de mensagens instantâneas similares. Segundo o especialista, é possível recuperar mensagens apagadas no WhatsApp porque mesmo que o utilizador apague as mensagens, estas acabam por deixar um “rasto” no dispositivo. A situação pode ser ainda pior caso o utilizador tenha o backup para o iCloud ativo.
 

Falha põe em causa segurança dos utilizadores

A culpa, segundo o especialista em segurança do iOS, não está propriamente no WhatsApp. Estes “resquícios” de dados que não são completamente apagados são comuns a qualquer aplicação que use o SQLite. Zdziarski explicou que isto “acontece, provavelmente, para não desgastar a memória flash do iPhone”.

O especialista afirmou no seu blog pessoal que “isto cria um potencial roubo de informação a alguém que tenha acesso físico ao dispositivo. Os dados também podem ser recuperados através de um sistema de backup remoto”.

Uma falha de segurança que não se limita ao WhatsApp mas que se estende a outros serviços de mensagens instantâneas como, por exemplo, o iMessage.

Jonathan Zdziarski afirmou que, por enquanto, ainda não é possível resolver esta situação. Mas há formas de a prevenir – crie uma palavre passe longa e complexa de backup e não a guarde no iCloud Keychain.


Veja também: