Falsificação de cartões de crédito

Quatro suspeitos foram acusados de alguns crimes, entre eles, falsificação de cartões de crédito, através de um esquema montado em caixas Multibanco em Lisboa. A investigação segue a cargo da Policia Judiciária.

Falsificação de cartões de crédito

Foi hoje anunciada a acusação a quatro suspeitos de crimes de associação criminosa, burla informática, contrafacção de cartões de crédito e falsidade informática, através de um esquema montado em caixas ATM em Lisboa.

De acordo com a Procuradoria Distrital de Lisboa, os suspeitos deslocaram-se a Portugal "com o único propósito de copiar cartões de crédito e de débito utilizados em território nacional, de forma a apropriarem-se criminosamente de quantias em dinheiro que não lhes pertenciam".

O esquema passava por colocar uma calha metálica apontada para o teclado contendo uma micro câmara para a gravação dos códigos PIN introduzidos pelos titulares dos cartões. De seguida, procediam à clonagem dos cartões e faziam levantamentos sem que os proprietários tivessem qualquer conhecimento.

Durante este ano, entre 15 de Abril e 4 de Maio, foram instalados estes dispositivos em cinco caixas Multibanco de Lisboa, tendo sido realizadas um total de 92 operações, utilização fraudulenta de 35 cartões contrafeitos, perfazendo uma burla de 8.561€.

Uma vez que 3 dos arguidos foram detidos em flagrante delito a 4 de Maio só 19 operações de levantamento foram consumadas, levando a um prejuízo de 2.019 euros.