AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Famílias portuguesas vão continuar a ver os salários a diminuir

Segundo indicadores vindos de Bruxelas, os salários dos portugueses vão continuar a baixar até 2015. Notícias pouco animadoras numa altura em que as medidas de austeridade continuam a ser implementadas.

Famílias portuguesas vão continuar a ver os salários a diminuir
Bolsos dos portugueses vão continuar vazios

Todos os dias há inúmeros indicadores que surgem a dar-nos conta do estado da economia portuguesa. Segundo as últimas notícias, sabe-se que a Comissão Europeia (CE) prevê que a recuperação económica em Portugal possa demorar a fazer-se sentir no orçamento das famílias portuguesas, continuando a diminuir os salários até 2015.


Evolução dos salários reais

Pior do que isso é o facto dos referidos indicadores avançarem que os salários reais por trabalhador na economia portuguesa poderão descer 1,2% este ano e 0,1% ainda em 2015. As previsões de Primavera são, assim, tudo menos animadoras. 
Os indicadores hoje divulgados asseguram que Portugal será um dos cinco países em que os salários mais vão diminuir em 2014. Já o Chipre ocupa o topo da lista dos países contemplados, apresentando uma projecção salarial de 3,6% este ano. Segue-se a Grécia, com menos 1,9%, Portugal e Irlanda com menos 0,9% e Bélgica com menos 0,2%.


Melhorias no mercado de trabalho

Mas como nem todas as notícias são más, paralelamente aos resultados destas projecções, Bruxelas refere ainda que existem sinais de estabilização do mercado de trabalho, sendo que a actividade económica tem registado uma melhoria, o que tem contribuído para a diminuição da taxa de desemprego em Portugal. Para o próximo ano, as projecções indicam que em 2015 o desemprego vai-se situar em 14,8%.


Veja também: