Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
27 Ago, 2014 - 08:30

Famílias vão gastar menos no regresso às aulas

Margarida Ferreira

O regresso às aulas é sempre um período que sai caro aos pais. Este ano, é possível poupar neste investimento, segundo um estudo divulgado.

Famílias vão gastar menos no regresso às aulas

O regresso às aulas é, todos os anos, uma altura em que as famílias sentem o orçamento apertar. Depois da despesa extra das férias, Setembro é sempre o mês dos livros, do material escolar, entre tantas outras coisas que fazem com que seja preciso gerir muito bem o orçamento. 
Segundo notícia avançada, as famílias portuguesas vão gastar este ano uma média de 509 euros por cada educando com a preparação do ano lectivo. Este valor, embora elevado, consegue ser inferior ao valor do ano passado gasto no regresso às aulas. Um estudo realizado pelo Observador Cetelem indica que “as intenções de compra dos portugueses no regresso às aulas estão muito focadas na procura de artigos em segunda mão ou então na alternativa de pedir emprestado”.
Foram inquiridas 600 pessoas, sendo que apenas 26% têm filhos em idade escolar. 52% têm crianças no 1º ou no 2º ciclo, 29% frequentam o 3º ciclo e 20% o secundário. Há apenas 7% que têm filhos no ensino superior.
Comparando com 2013, este ano as famílias podem poupar em média 20€ euros. No entanto, o valor atribuído por cada estudante em 2013 foi de 403 euros, contra os 346 euros atribuídos este ano. Fazendo as contas, mesmo que os pais gastem menos em 2014, também o valor por aluno é mais baixo. Estas contas contemplam essencialmente livros e material escolar, vestuário, calçado e ainda artigos para a prática de desporto.
O estudo revela ainda que este ano há menos alunos no privado: “das 157 famílias com filhos em idade escolar, apenas sete têm os filhos no privado contra 13 no ano anterior”.
  • Quer saber como pode fazer um MBA ou uma pós-graduação que vai mudar-lhe a vida? Clique aqui.
Prepare o seu futuro, faça aquela formação profissional que tanto queria ou até uma licenciatura, um mestrado, e porque não um MBA? Saiba como aqui.
Veja também:

Artigos Relacionados