Fernanda Silva
Fernanda Silva
07 Dez, 2017 - 12:00

Festival Filhó Espichada nas Aldeias do Xisto apoia vítimas dos incêndios

Fernanda Silva

Vai decorrer, no âmbito do Inspira Natal, no quartel dos Bombeiros de Pampilhosa da Serra, o Festival da Filhó Espichada. Divirta-se a ajudar!

Festival Filhó Espichada nas Aldeias do Xisto apoia vítimas dos incêndios

Nos dias 15, 16, 17, 22 e 23 de dezembro vai decorrer, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, a quarta edição do Inspira Natal.

Nesse âmbito, vai realizar-se mais um Festival da Filhó Espichada. Os visitantes poderão descobrir os segredos desta gastronomia típica serrana e até aprender a arte de confecionar a tradicional filhó espichada no espaço “Aqui Espicho Eu”, que lhe vai permitir meter as mãos na massa e fazer a sua própria filhó.

Segundo a organização, vão participar na iniciativa as oito freguesias do concelho: Cabril, Dornelas do Zêzere, Fajão-Vidual, Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Portela do Fojo-Machio e Unhais-o-Velho.

As receitas angariadas no Festival da Filhó Espichada revertem a favor das vítimas dos incêndios do concelho de Pampilhosa da Serra.

Este Festival é organizado no âmbito da Rede das Aldeias do Xisto, um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados que atuam no território.

A marca Aldeias do Xisto representa a oferta de serviços turísticos dos hotéis, pousadas, alojamento em espaço rural, restauração, animação turística e comércio tradicional articulada com o calendário de animação das Aldeias do Xisto.

Para promover o alojamento e a gastronomia local, foi criada agora uma nova plataforma, a Book in Xisto, que lhe permite facilmente fazer as suas reservas nas Aldeias do Xisto.

Veja também: