Filomena Morais
Filomena Morais
01 Abr, 2017 - 08:27

3º Festival Ouriço-do-mar chega à Ericeira

Filomena Morais

O 3º Festival do Ouriço-do-mar decorre na Ericeira de 31 de março a 9 de abril de 2017: conheça aqui mais detalhes sobre o programa.

3º Festival Ouriço-do-mar chega à Ericeira

Acontece na Ericeira o 3º Festival do Ouriço-do-mar, de 31 de março a 9 de abril, onde poderá participar em inúmeras atividades centradas no ouriço-do-mar.

Há jornadas técnicas, showcooking, provas de vinhos e cervejas e mostras gastronómicas. Um conjunto alargado de atividades para que fique a saber tudo sobre o cultivo e consumo do ouriço-do-mar e não só.

placeholder-1x1

Festival do Ouriço-do-mar: saberes e sabores na Ericeira

As jornadas técnicas terão lugar no dia 1 de abril de 2017, das 9:30h às 13h, no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira. A participação nestes palestras é gratuita, embora esteja sujeita à lotação da sala.

Depois da sessão de abertura das jornadas,  com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Mafra – Hélder Sousa Silva – haverá as seguintes palestras:

Abundância, distribuição e exploração do ouriço-do-mar na costa alentejana

Avanços e novos desafios para o cultivo do ouriço-do-mar

Projeto Ouriceira mar: ecologia e exploração de ouriços-do-mar na Ericeira

Projeto Ouriceira aqua: aquacultura e acabamentos das gónadas do ouriço-do-mar

Algas marinhas na alimentação humana

Turismo gastronómico

Nos sábados 1 e 8 de abril haverá Showcookings das 16h às 19h no Mercado Municipal da Ericeira, com a participação de chefs de renome internacional como Justin Jennings (Austrália), Roberto Sihuay (Peru) e os portugueses António Alexandre, Pedro Mendes e Paulo Morais.O Festival conta ainda com provas de vinho e cerveja artesanal no Mafra Wine & Beer Pairing a realizar nos sábados 1 e 8 de abril das 16h às 21h no Mercado Municipal da Ericeira.

Por fim, haverá ainda uma Mostra Gastronómica que contará com a participação de vários restaurantes da região, a saber: 7 Praias na Baleia, A Brasa na Gruta, A Canastra, A Tasquinha, Esplanada das Furnas, Estrela do Mar, Funky, Golfinho Azul, Mar à Vista, Marisqueira Brisa, Marisqueira César, Marisqueira Furnas, O Vigarista, Prim, Retiro da Bela Sombra, Ribeira d’Ilhas Surf Restaurant & Bar, Restaurante Dom Carlos, Restaurante Sul, Sushi Drinks Club, Ti Matilde, Tik Tak, Toca do Caboz, Uni Sushi e Viveiros do Atlântico.

Para todas as informações, deve consultar o site da Câmara Municipal de Mafra.

placeholder-1x1

Veja também: