Clara Henriques
Clara Henriques
08 Dez, 2015 - 07:00

Fim de sobretaxa em 2016? Costa diz que ainda não pode ser

Clara Henriques

Costa refere que ainda não há codições para acabar com a sobretaxa em 2016, mas há várias soluções que estão a ser estudadas.

Fim de sobretaxa em 2016? Costa diz que ainda não pode ser

Estando já o Governo a gozar de plenos poderes, é tempo agora de olhar para o Executivo de forma atenta e perceber o que será possível ou não fazer. A primeira grande questão que se coloca é sem dúvida a eliminação da sobretaxa. O PCP e o BE defendem que a mesma deve ser totalmente eliminada em 2016, mas António Costa ressalva que ainda não há condições para o fazer. 

No entanto, são várias as soluções que o então primeiro-ministro está a estudar para conseguir acabar com a sobretaxa do IRS o mais rapidamente possível. 

Numa entrevista cedida ao jornal Público, António Costa revela que “há várias soluções possíveis, sendo que a eliminação de metade da taxa em 2016 e a outra metade em 2017 é um dos caminhos possíveis”. 

A ideia é trabalhar no sentido de conseguir que vários contribuintes consigam beneficiar já desta medida, principalmente os contribuintes mais desfavorecidos. 
Outra das matérias que está a ser trabalhada a todo o gás é o Orçamento do Estado, que António Costa garante querer ter pronto o quanto antes, tendo em vista “assegurar e contribuir para a meta de 3% do défice público”.

Para estas e outras medidas, António Costa acredita contar com o apoio da maioria parlamentar, esperando cumprir a sua legislatura até ao fim de forma estável.


Veja também: