Nuno Margarido
Nuno Margarido
16 Set, 2016 - 10:10

Gadgets sem rede? Trocar de mão pode resultar

Nuno Margarido

A pedido do Conselho Nórdico de Ministros foram analisadas as performances de alguns modelos e as conclusões são estranhas, mas simples. Sem rede? Troque de mão.

Gadgets sem rede? Trocar de mão pode resultar

Consoante os modelos, atender chamadas do lado direito ou do lado esquerdo pode ter diferenças no que à rede diz respeito. Por isso, se o seu gadget estiver sem rede, experimente trocar de mão e pode ser que o desempenho melhore.

Rede de gadgets testada em Aalborg

O estudo diz que o iPhone 6 capta mais rede quando usado na mão direita, enquanto que o Samsung Galaxy S6 é melhor quando usado na mão esquerda. No entanto, isto só se regista em zonas onde o sinal é por si só fraco.

Porque é que isto acontece? Porque nos smartphones as antenas estão embutidas e escondidas em locais diferentes consoante os fabricantes.

Os testes foram desenvolvidos por Gert Frølund Pedersen, na Universidade de Aalborg. O investigador colocou os gadgets dentro de um espaço de testes onde mediu a potência do sinal em diferentes cenários de rede. Ora, quanto mais forte for o sinal da rede, melhor será a qualidade das chamadas.

Os resultados da investigação trouxeram más notícias para os utilizadores de iPhones, já que “os iPhones são globalmente maus a transmitir sinais durante as chamadas”, mas tudo isso piora quando são usados na mão esquerda.

Só por curiosidade, o modelo que apresentou melhores resultados foi o Microsoft Lumia 640.

Veja também: