Fernanda Silva
Fernanda Silva
01 Out, 2017 - 07:00

Projeto Get Forward vai reintegrar jovens em risco

Fernanda Silva

A Fundação da Juventude, a Misericórdia de Lisboa e a Portugal Inovação Social têm um projeto de inclusão social que vai envolver 120 jovens.

Projeto Get Forward vai reintegrar jovens em risco

Chama-se Get Forward e é um projeto de inovação social que promove a inclusão social de jovens em situação de risco através da capacitação. O objetivo é reintegrá-los no sistema educativo ou no mercado de trabalho.

A iniciativa é desenvolvida pela Fundação da Juventude, em parceria com Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, enquanto investidor social, e cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu.

O projeto vai envolver um total de 120 jovens da região Norte, com idades entre os 18 e os 25 anos. O público-alvo são jovens em situações de maior fragilidade social como desemprego, abandono escolar, situações familiares delicadas ou jovens institucionalizados.

“Trata-se de um projeto que, atendendo ao atual contexto de crise económica e financeira internacional e às mais variadas situações de fragilidade social, procura estimular o desenvolvimento pessoal, a integração social e a empregabilidade dos jovens através de iniciativas como a formação de competências pessoais, o acompanhamento social através de mentores e a promoção da primeira experiência no mercado de trabalho”, explica a Fundação da Juventude.

“Com um elevado impacto social, o Get Forward não só aposta na promoção de novas políticas públicas de promoção de competências técnicas ajustadas às necessidades de competências laborais, como também procura promover a alteração de comportamentos de risco, como o abuso e o tráfico de drogas, crime, violência e gangues, com evidentes efeitos positivos para a sociedade”, acrescenta a mesma fonte.

Até 2019, vão decorrer seis ações de capacitação, uma por cada um dos seis municípios parceiros do projeto – Porto, Maia, Gondomar, Matosinhos, Gaia e Santa Maria da Feira.

As inscrições podem ser feitas a partir de 20 de outubro em www.fjuventude.pt.

Veja também: