Nuno Margarido
Nuno Margarido
06 Out, 2017 - 06:05

Google Drive: o fim já tem data marcada

Nuno Margarido

O Google Drive fecha as portas a 12 de março de 2018. A empresa já começou a alertar os utilizadores e a dar a conhecer a alternativa.

Google Drive: o fim já tem data marcada

Tem muitos ficheiros guardados no Google Drive? Tenha cuidado, pois o serviço vai encerrar a 12 de março de 2018. O fim do atual serviço tem, porém, uma boa explicação: o nascimento de um serviço melhor e ainda mais completo: Backup and Sync, para consumidores, ou Drive File Stream, para empresas.

Saiba tudo o que deve fazer para não perder os ficheiros que já possui no Google Drive.

Google vai substituir Google Drive

A Google alertou todos os utilizadores que devem começar a migrar todos os conteúdos e ficheiros que possuem no Google Drive para o Backup and Sync. Segundo a empresa, o suporte ao atual serviço termina já no próximo dia 11 de dezembro, enquanto o serviço propriamente deixa de funcionar a 12 de março – tanto para PC como para Mac.

Mas o que é o Backup and Sync? Porque é que o Google Drive vai encerrar e ser substituído por outro serviço? As respostas são simples e, ao mesmo tempo, algo complexas.

De uma forma muito simplista, é possível dizer que a vontade da Google passa por oferecer um serviço muito mais abrangente. A nova abordagem permite que o Backup and Sync sincronize todos os arquivos que o utilizador armazenou no ambiente de trabalho ou nas pastas de documentos, bem como a sincronização das fotos no Google Photos.

Outra das funcionalidades que o novo serviço oferece é a possibilidade de ver, gerir e até modificar os ficheiros que estão armazenados na “nuvem” através de programas instalados no computador, como se estes estivessem guardados no disco local.

Uma opção que demonstra bem a crescente importância dos serviços que se baseiam na “nuvem”. O facto de os utilizadores poderem aceder a todo e qualquer documento, independentemente da plataforma em que o fazem ou até do local onde se encontram, é cada vez mais uma realidade.

Os serviços Backup and Sync e Drive File Stream já se encontram disponíveis para download através do site oficial.

Veja também: