Fernanda Silva
Fernanda Silva
14 Dez, 2016 - 10:17

Formação: Google lança Atelier Digital gratuito

Fernanda Silva

O Atelier Digital tem cursos online e presenciais. Há 15 mil empregos em Portugal para quem domine novas tecnologias, diz Governo.

Formação: Google lança Atelier Digital gratuito

Segundo a Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital, ancorada na Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, existirá escassez de mão-de-obra para fazer face aos postos de trabalho que existirão em 2020 no setor das TIC.

Em Portugal, existirão 15 mil vagas para as quais haverá dificuldade em encontrar pessoas para as preencher, informação que foi corroborada na semana passada pela secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, durante a apresentação do Atelier Digital da Google.

E porque quem tiver mais competências digitais terá mais oportunidades de emprego, esta nova ferramenta aposta em cursosgratuitos, destinados a profissionais. O objetivo é que a formação os ajude a potenciar a carreira profissional.
Os cursos do Atelier Digital têm uma componente online e uma componente presencial de três dias (cada dia com oito horas de formação) e surge numa parceria com os Politécnicos de Aveiro, Leiria e Setúbal. A formação presencial arranca no primeiro trimestre de 2017.

Até lá, basta ir ao site e escolher um dos cursos gratuitos compostos por 23 módulos e que pretendem ajudá-lo a adquirir as competências digitais que precisa para fazer crescer a sua carreira ou negócio. Tem que começar por pensar em quais são os seus objetivos e o que pretende aprender. Depois basta assistir aos tutoriais de vídeo de especialistas e aplicar os conhecimentos que aprendeu.

Dar visibilidade aos seus projetos, aprender a trabalhar com a pesquisa e maximizar os seus resultados, tirar partido dos dispositivos móveis ou das funcionalidades do vídeo e saber criar uma loja online são alguns dos conhecimentos que pode obter. Os cursos são certificados, pelo que pode acrescentar essa informação ao seu currículo.

Em Espanha, um projeto idêntico da Google atribuiu certificados a 120 mil pessoas.

Visite o Atelier Digital e escolha as formações que lhe interessam!

Veja também: