Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
29 Jun, 2014 - 09:00

Governo quer apostar na criação de emprego até 2020

Margarida Ferreira

Ainda numa situação muito frágil, Portugal precisa agora de encontrar caminho a pouco a pouco para recuperar a economia e o emprego. O Governo lançou algumas medidas no âmbito dessa estratégia.

Governo quer apostar na criação de emprego até 2020
Com a saída da troika de Portugal no passado mês de Maio, o governo vê-se agora obrigado a seguir uma estratégia que vise essencialmente não descurar o caminho económico alcançado mas, ao mesmo tempo, terá de começar a investir não só na criação de emprego como na criação de estímulos à economia. 
Neste contexto, o governo português aprovou ontem 36 medidas de apoio e dinamização do comércio, serviços e restauração. Estas medidas surgem numa altura fulcral para a definição do caminho estratégico para Portugal e têm como principal objectivo aumentar o emprego, as qualificações e a capacidade de exportação. 
Para levar estas iniciativas a cabo, a estratégia do governo passa por vários eixos, tais como “a aposta nas vendas pela internet e protocolos de formação com instituições estrangeiras na área da hotelaria e restauração”.
Estão também disponíveis 40 milhões de euros para projetos de reabilitação do comércio tradicional em centros urbanos e meios rurais. 
Segundo notícia avançada ontem, o objectivo é que, até 2020, “este sub setor da economia lidere o processo de retoma económica, ajude a estabilizar a procura interna e aumente as exportações”.
Prevê-se ainda a criação de um Conselho para o Comércio, Serviços e Restauração e a introdução do livro de reclamações eletrónico.

Veja também: