Nuno Margarido
Nuno Margarido
01 Ago, 2016 - 08:25

Governo quer dar 25 milhões a projetos de energias renováveis

Nuno Margarido

O Governo tem 25 milhões de euros para atribuir a projetos de energias renováveis pouco disseminadas.

Governo quer dar 25 milhões a projetos de energias renováveis

A secretaria de Estado da Energia afirmou, em comunicado, que pretende atribuir 25 milhões de euros a projetos de energias renováveis pouco disseminadas. O processo de candidaturas está aberto desde o passado dia 31 de julho e está aberto até 16 de dezembro.

A atribuição máxima por beneficiário é de cinco milhões de euros

Como se pode ler no comunicado, o alvo deste concurso são as tecnologias “que ainda não se encontrem suficientemente disseminadas no território nacional” e que possam vir a ser integradas na rede elétrica. Exemplo disso são a energia das ondas, biogás, geotermia e até a eólica em off-shore (no mar). De fora ficam as energias renováveis já “convencionais” como a hídrica, a solar ou a eólica on-shore.

“O financiamento dos projetos assume a forma de subsídio não reembolsável, correspondendo o apoio ao montante necessário para garantir a viabilidade económica dos investimentos”, pode ler-se na nota da secretaria de Estado.

Portugal pretende atingir uma meta de 31% de renováveis no consumo final bruto de energia, para o Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação denominado por Horizonte 2020.


Veja também: