Governo quer subsidiar compra de carros elétricos

Precisa de renovar a sua frota automóvel? O Governo está a atribuir um subsídio para os primeiros mil carros elétricos.

Governo quer subsidiar compra de carros elétricos
Limitado às primeiras mil unidades.

As ajudas do Estado para a compra de carros elétricos não são propriamente uma novidade. A mais recente, lançada a 1 de janeiro, baseia-se na oferta de 2250 euros a quem presentar o comprovativo de compra de um ou mais carros elétricos. Mas atenção… só há apoio para os mil primeiros pedidos.

“No âmbito das medidas tendentes à redução de emissões de gases com efeito estufa, é criado um incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões, financiado pelo Fundo Ambiental", refere o Orçamento de Estado para este ano.

O orçamento total aprovado para o “subsídio” na compra de carros elétricos é de 2,25 milhões de euros. Só que o pedido do ‘cheque elétrico’ não será possível logo a partir dos primeiros dias de 2017… Para pedir este apoio, o comprador deverá estar atento ao site da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente, onde será disponibilizado um formulário para o efeito.

“As regras gerais e o formulário de requisição do respetivo incentivo estarão disponíveis em breve no site da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente e no futuro site do Fundo Ambiental”, referiu o gabinete do ministro João Matos Fernandes. Até lá, os proprietários devem guardar o documento comprovativo de compra de carros elétricos.


Veja também: