Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
26 Ago, 2014 - 08:30

Governo tem mesmo intenções de aumentar impostos

Margarida Ferreira

Já se ouviam rumores de que o Governo estava a ponderar aumentar os impostos, mas o comentador político Marques Mendes confirmou-o em directo na SIC.

Governo tem mesmo intenções de aumentar impostos

Depois da calmaria das férias, já se sente a rentrée com as notícias avançadas ontem. Começou por ser apenas um boato, mas o comentador político Marques Mendes afirmou que é mesmo verdade que o Governo está a pensar em aumentar os impostos. Em declarações no Jornal da Noite da SIC, Marques Mendes revelou que o PSD está a estudar o aumento de impostos, com alteração do IVA de 23% para 24%

Segundo o próprio, “esta medida é um tremendo erro político capaz de abrir uma brecha na coligação”. Isto porque ao que parece o CDS é contra o aumento do IVA nesta fase. Assim sendo, a medida pode bem abrir “uma guerra dentro da coligação”, revela o ex secretário-geral do PSD, adiantando ainda que “a Ministra das Finanças deveria pôr ordem na casa”.

Este aumento de impostos poderá estar directamente relacionado com os chumbos anunciados em Maio pelo Tribunal Constitucional. Segundo Marques Mendes, “estes chumbos abriram um buraco orçamental na ordem dos 500 milhões de euros, mas não só”. O comentador revelou ainda que estamos numa fase em que as contas públicas sofrem de uma “verdade inconveniente”, uma vez que “há um descontrolo nas despesas do Estado, nomeadamente nos ministérios”, conclui.

Veja também: