Clara Henriques
Clara Henriques
30 Ago, 2014 - 08:00

Há 300 mil condutores espanhóis que passaram nas autoestradas portuguesas sem pagar

Clara Henriques

Desde 2009 que há condutores espanhóis a passarem nas autoestradas portuguesas sem pagar, sejam SCUTS ou autoestradas com pagamento normal. A Brisa e a Ascendi já estão a contactar cerca de 300 mil condutores.

Há 300 mil condutores espanhóis que passaram nas autoestradas portuguesas sem pagar
Há cerca de 300 mil espanhóis que desde 2009 circularam nas autoestradas portuguesas sem pagar. Os dados foram avançados hoje e, segundo a notícia, a Brisa e a Ascendi estão unidas para reclamar junto destes condutores o montante em dívida.
A notícia publicada hoje pelo Jornal de Notícias avança que com a ajuda de uma empresa especializada, pode ser possível contactar todos estes condutores espanhóis e conseguir assim regularizar a situação. 
A mesma fonte refere que “o problema poderia estar relacionado com as autoestradas com portagens eletrónicas, em que o utilizador tem de pagar a portagem nos Correios ou por Multibanco, caso não tenha um dispositivo Via Verde”, mas a verdade é que a Brisa revela que “nas autoestradas onde são distribuídos títulos de viagem também há irregularidades”.
Grande parte dos 300 mil espanhóis que estão a ser ou serão notificados é residente na Galiza. Devido à proximidade geográfica, os galegos são aqueles que mais visitam Portugal utilizando o carro como meio de transporte primordial. 
Todos os condutores notificados têm entre oito a quinze dias para regularizar o pagamento, sendo que o mesmo engloba não só “o valor das portagens o valor das portagens, as penalizações e mais 25 euros de custos administrativos, caso contrário o processo seguirá para tribunal”.

Veja também: