AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Há mais de 425 mil pessoas a receber o salário mínimo em Portugal

O salário mínimo vai aumentar 20 euros já a partir de Outubro, passando dos 485 para os 505 euros. Uma discussão que foi longa mas que viu, finalmente, a luz do dia.

Há mais de 425 mil pessoas a receber o salário mínimo em Portugal
Salário mínimo vai aumentar já em Outubro

A eterna discussão sobre o salário mínimo chegou finalmente ao fim e a conclusão deu origem a um aumento de 20 euros brutos mensais nas contas de cerca de 425 mil portugueses. O aumento foi ontem formalizado pelo Governo em acordo com confederações patronais e UGT. 

Esta alteração ao salário mínimo tem vindo a gerar alguma controvérsia nas últimas semanas mas, apesar disso, o ministro Mota Soares considerou-o "um bom acordo", sendo que a CIP e UGT consideraram-no como "o possível".

Carlos Silva, líder da UGT, questiona: “É pouco? É. É um sinal. Este aumento, por mais pequeno que seja, daria para muitas famílias pagarem, por exemplo, a explicação a um filho”, salienta, revelando ainda que pôs os 505 euros em cima da mesa por ser um valor "razoável para as empresas suportarem".

Existem várias vantagens associadas a este aumento do salário mínimo, sendo que uma delas é sem dúvida o facto deste incremento poder elevar os salários de todos aqueles que ganham menos do que 505 euros. Outra será a descida em 0,75 pontos percentuais da taxa social única que as empresas descontam para a segurança social. A quebra será de 23,7% para 23%.

Os parceiros têm esperança que este passo possa se sinal de uma mudança a médio prazo no panorama salarial em Portugal.


Veja também: