Há mais de meio milhão para empresas inovadoras

Bruxelas tem 600 mil euros para financiar doze empresas inovadoras, selecionadas no âmbito do programa “Horizonte 2020”.

Há mais de meio milhão para empresas inovadoras
Cada uma vai receber 50 mil euros.

doze empresas inovadoras em Portugal que vão receber 50 mil euros da Comissão Europeia, ao abrigo do programa “Horizonte 2020” – o maior programa de investigação e inovação da União Europeia.

A Comissão Europeia revelou ainda que a Agência de Execução para as Pequenas e Médias Empresas recebeu quase 2000 propostas de projetos de 40 países diferentes, tendo selecionado um total de 189 empresas inovadoras de 24 países – o que perfaz um financiamento total de 9,1 milhões de euros.

Em Portugal, as doze empresas inovadoras situam-se em diversos pontos do país - Aveiro, Borba, Cantanhede, Coimbra, Lisboa, Porto, Torres Vedras e Rio Caldo. Um resultado que permite colocar Portugal no top 10 dos países europeus que mais têm aproveitado o apoio direcionado para a inovação. O dinheiro que irão receber servirá agora para financiar estudos de viabilidade de produtos inovadores para o mercado.

“Com estes resultados, são agora 49 as PME portuguesas a beneficiarem deste instrumento específico para as PME (fase 1) ao abrigo do Horizonte 2020 num montante de 2,3 milhões de euros, o que demonstra a capacidade inovadora do tecido empresarial português”, sublinhou Carlos Moedas.


Veja também: