Nuno Margarido
Nuno Margarido
30 Nov, 2016 - 11:05

Idade da reforma avança para 66 anos e três meses em janeiro

Nuno Margarido

O próximo ano traz mais um mês no que diz respeito à idade da reforma. Em janeiro, passarão a ser 66 anos e três meses.

Idade da reforma avança para 66 anos e três meses em janeiro

A idade da reforma irá avançar para 66 anos e três meses já em janeiro do próximo ano. Um mês a mais do que a idade legar em vigor. Ou seja, quem quiser ter direito à reforma “por inteiro”, isto é, sem penalizações, terá de se reformar apenas aos 66 anos e três meses. 

Quem optar por sair da vida ativa antes da idade da reforma, terá de contar com, pelo menos, um corte de 13,88% na pensão, tudo por causa do fator de sustentabilidade.

O valor da penalização às reformas antecipadas pode, no entanto, agravar-se. Recorde-se que é ainda necessário somar um agravamento de 0,5% por cada mês que falte para a idade da reforma.

O valor de 13,88% foi confirmado pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social e acaba por representar um agravamento face aos 13,34% que vigoram em 2016. Um valor explicado pelo aumento da esperança média de vida após os 65 anos. Recorde-se que o Instituto Nacional de Estatística divulgou dados a confirmar o aumento da esperança média de vida para os 19,31 anos – acima dos 19,19 anos que resultaram do último apuramento.


Veja também: