Idade da reforma em Portugal é uma das mais altas do mundo

Actualmente em Portugal a idade da reforma está fixada nos 66 anos. O aumento da idade da reforma tem-se verificado uma tendência mundial.

Idade da reforma em Portugal é uma das mais altas do mundo
Idade da reforma tem aumentado em todo o mundo
  • Pressões financeiras podem estar na origem desta realidade

O aumento da idade da reforma tem sido uma constante ao longo dos últimos anos em Portugal. Se antigamente a reforma dependia não só da idade como dos anos de reforma, hoje em dia em Portugal a idade da reforma praticada é de 66 anos. Desta forma, e segundo um estudo da Mercer, Portugal é um dos países que tem a idade de reforma mais elevada do mundo

Após a análise da Mercer a 64 países, o estudo Worldwide Benefit and Employment Guidelines 2014 revela que existem “algumas disparidades relativamente à idade legal da reforma. 

Segundo notícia avançada, “Entre 2004 e 2014, verificou-se um aumento generalizado da idade em que as pessoas podem reformar-se. Acima de Portugal está a Grécia, onde a idade de reforma aumentou de 65 para 67 anos. Já na Austrália e na Alemanha, onde a idade de reforma era 65 anos, as pessoas podem agora reformar-se entre os 65 e os 67 anos, o mesmo acontecendo nos Estados Unidos”.

Este aumento generalizado da idade da reforma deveu-se principalmente “às pressões financeiras consequentes de uma população cada vez mais envelhecida”.

A verdade é que esta obrigação das pessoas trabalharem cada vez até mais tarde, pode trazer algumas consequências relacionadas com o envelhecimento do tecido empresarial ou com a baixa produtividade.



Veja também: