Ikigai: o pequeno livro para a felicidade

É no Japão que vivem os verdadeiros e originais gurus do zen. E é também de lá que vem o Ikigai, o novo conceito para a felicidade.

Ikigai: o pequeno livro para a felicidade
Um conceito para mudar o nosso cotidiano

Da Dinamarca surgiu o Hygge e, depois, o Lykke. Depois apareceu o sueco Lagom e o finlandês Sisu. Agora, o novo conceito para a felicidade é japonês, dá-se pelo nome de Ikigai e está em Portugal desde o passado dia 17 de janeiro.

Conheça o Ikigai

O novo termo, de origem japonesa, chegou a Portugal num livro escrito pelo neurologista e escritor Ken Mogi. “O Pequeno Livro do Ikigai” foi lançado em janeiro deste ano e promete voltar a colocar os portugueses a refletir sobre o conceito de felicidade. O livro já se encontra à venda por cerca de 13 euros.

À semelhança dos outros conceitos já existentes, o Ikigai descreve a importância dos pequenos prazeres da vida e dos seus significados e ainda o quão importante é viver o momento.

A origem do termo reside em duas palavras distintas: “iki” (viver) e “gai” (razão). Já o livro escrito por Ken Mogi descreve que o Ikigai se alicerça em cinco pilares distintos: “começar pelas pequenas coisas”, “libertar-se”, “harmonia e sustentabilidade”, “a alegria das pequenas coisas” e “viver aqui e agora”.

Saiba mais o conceito filosófico Ikigai

Veja também: