Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
16 Abr, 2014 - 11:17

Impostos sobre rendimentos não aumentam

Margarida Ferreira

Numa altura em que é apresentado um novo pacote de medidas para 2015, o Ministro da Presidência refere que não irá aumentar impostos sobre rendimentos.

Impostos sobre rendimentos não aumentam

Um dia depois da entrevista do Primeiro Ministro Passos Coelho a uma estação de televisão privada, as notícias sobre impostos vêm ao de cima. 
Segundo o ministro da Presidência, em 2015 não haverá aumento de impostos ou esforços adicionais sobre salários ou pensões. Em declarações no Conselho de Ministros extraordinário, Luís Marques Guedes assume este não aumento de impostos como uma promessa ao país. 

Novas medidas para 2015

De relembrar que estas declarações surgem depois de ter sido hoje aprovado um novo pacote de medidas para 2015 que corresponde a cortes no valor de 0,8% do PIB, o que representa cerca de 1400 milhões de euros. Para o Governo, é fundamental que no próximo ano se atinja um défice de 2,5%.

Consolidação orçamental sem mais sacrifícios

No entanto, a Ministra das Finanças continua a sublinhar que ainda não existe folga orçamental, mas que ainda assim o Executivo não quer avançar com novas medidas de austeridade. “No que respeita às medidas sobre pensões e salários do sector público, conforme já foi dito e afirmado ainda agora pelo senhor Ministro da Presidência, as medidas duradouras em preparação não se traduzem em qualquer contributo adicional para a consolidação orçamental, ou seja, não implicam sacrifícios adicionais”, referiu Maria Luís Albuquerque.

Veja também: