Infarmed suspende a venda de 4 medicamentos

Imprecisões na granulagem e na embalagem são as razões apontadas pela Autoridade do Medicamento para retirar do mercado 39 lotes de 4 medicamentos.

Infarmed suspende a venda de 4 medicamentos
39 lotes estão a ser retirados do mercado

“Na sequência de uma inspeção realizada pelo Infarmed ao fabricante de medicamentos para uso humano Granules India Ltd. foram detetadas não conformidades no sistema de boas práticas de fabrico, relacionadas com a atividade de granulação e embalagem primária de comprimidos" – lê-se no comunicado que o Autoridade do Medicamento fez chegar à opinião pública.
 
Os medicamentos em causas são 3 antipiréticos e 1 fármaco para a diabetes. O Infarmed apela às entidades que possuem estes medicamentos em stock, nomeadamente as farmácias, para não os venderem, dispensarem ou administrarem. Se está a tomar qualquer um deles, saiba aqui quais os cuidados a ter.
 

O Infarmed aconselha 

 

1. Quais são os medicamentos? 

  • Metformina Mylan; 
  • Paracetamol Bluepharma, 1000 mg;
  • Paracetamol Sandoz, 500 mg;
  • Supofen, comprimido, 1000 mg.
 

2. Principais cuidados a ter (se toma estes medicamentos) 

De acordo com o Infarmed, a toma destes medicamentos não constitui um risco. Na medida em que há fármacos alternativos no mercado, a retirada destes medicamentos deve ser encarada como uma precaução. Por essa razão, se está a tomar qualquer um destes medicamentos, deve proceder da seguinte forma:
 
  1. Verifique se o número do lote dos medicamentos que toma - que pode encontrar na cartonagem ou no blister dos medicamentos - se incluem nos lotes visados – que podem ser consultados aqui;
     
  2. Não interrompa o tratamento;
     
  3. Consulte o seu médico para que lhe seja prescrito um medicamento alternativo.

Veja também: