Hugo Moreira
Hugo Moreira
10 Set, 2010 - 00:00

Inflação: Preços sobem 1,9% em Agosto comparativamente a 2009

Hugo Moreira

De acordo com declarações do INE – Instituto Nacional de Estatística, a taxa de inflação aumentou 1,9% em Agosto, quando comparado com o mesmo mês de 2009.

Inflação: Preços sobem 1,9% em Agosto comparativamente a 2009

Segundo o INE, excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação homóloga (comparação entre o mesmo mês de anos diferentes. Por ex. comparar Agosto de 2009 com Agosto de 2010) do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi de 0,8%, ou seja, superior em 0,2% face ao mês de Julho.

Em termos homólogos, o índice do preço no consumidor aumentou 1,9% em Agosto o que significa um aumento de 0,1% face ao mês de Julho.

Desde Outubro de 2008, que esta é a oitava subida consecutiva e mais significativa, o que revela que a inflação está a recuperar. Para esta tendência contribuiu fortemente a subida dos preços dos transportes, da alimentação, habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis. Este crescimento pode ter motivado a alteração das taxas do IVA.

A descida de preço mais flagrante é no vestuário, calçado e comunicações, sendo que os primeiros devem-se ao efeito dos saldos típicos do mês de Agosto.

O INE explica ainda que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), utilizado para as comparações europeias, registou uma taxa de variação homóloga de 2%, superior em 0,1% à de Julho de 2010 e 0,4% superior à taxa de variação homóloga estimada pelo Eurostat para a área do Euro.