Quer receber a melhor informação sobre impostos ?

Inscreva-se já e receba todas as dicas e notícias atualizadas ao minuto.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

Enviar

O IRS não vai ser igual para todos. Saiba porquê!

Há 78 autarquias que vão beneficiar os seus munícipes, fazendo descontos no IRS. A proposta bem no seguimento das medidas anunciadas pelo Governo.

O IRS não vai ser igual para todos. Saiba porquê!
78 autarquias vão dar descontos aos munícipes no IRS

O IRS e as medidas que a ele estão diretamente associadas são sempre fruto de alguma polémica, principalmente porque mexem com todo o orçamento familiar, ditando de forma inequívoca o poder de compra que os portugueses possam ter. 

Depois das últimas notícias do Governo sobre esta temática, em que se decidiu a manutenção das taxas de IRS no valor máximo e as deduções fiscais nos mínimos, as autarquias bateram o pé e tomaram medidas que visam defender os seus munícipes. Segundo notícia avançada, há 78 autarquias que “optaram por compensar os seus contribuintes, dando um desconto no IRS aos seus residentes”.

Para que esta medida seja possível, o Jornal de Negócios avança que a estratégia passa por, na prática, “os municípios prescindirem de parte do IRS a favor dos contribuintes”, revela a Autoridade Tributária e Aduaneira.

FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre IRS actualizada ao minuto.
Para perceber melhor que impacto esta medida poderá ter nas contas dos portugueses, deixamos, a título de exemplo, o caso das autarquias de Lisboa, Cascais e Amadora: “Na capital, o contribuinte com sede fiscal no município, terá direito a uma devolução de 2,5% do seu IRS. Já em Cascais e na amadora, a percentagem devolvida será de 1,3% e 1,2% respetivamente”, assegura.


Veja também: