IRS para independentes já começou

Arrancou ontem o prazo para entrega das declarações de IRS pela Internet para declarar rendimentos de trabalho independente e outros rendimentos.

IRS para independentes já começou

Durante todo o mês de Maio, os contribuintes que aufiram rendimentos provenientes de trabalho independente, rendas ou mais-valias de capitais, poderão entregar a sua declaração de IRS pela Internet.

De acordo com o ministro das Finanças, Vitor Gaspar, das declarações que já foram entregues, sendo que para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas, o prazo terminou na segunda-feira, já foram processados os reembolsos de 120 mil famílias e que o prazo médio foi de 25 dias.

Recorde-se que quer a entrega da declaração seja feita pela Internet ou papel, a data limite para o reembolso do IRS é 31 de Julho.

Para quem teve rendimentos mais elevados, prepara-se para ser mais penalizado no IRS. Aliás, muitos contribuintes esperavam reembolso e agora deparam-se com um valor para pagar.

A sobretaxa de IRS e o fim ou a diminuição de algumas deduções e beneficios fiscais explicam esta realidade. No fundo, a classe média, uma "classe em vias de extinção", será a mais afectada pelas alterações na carga fiscal.