IRS pela Internet - começa hoje

Apesar de ser dia 1 de Abril, o dia das mentiras, não se engane! Começa hoje o prazo para a entrega das declarações de IRS pela Internet para o trabalho dependente e pensões, assim como também começa hoje a fase de entrega em suporte de papel as declarações referentes a trabalho independente.

IRS pela Internet - começa hoje

Para quem costuma entregar em papel as declarações de IRS, no que respeita a trabalho por conta de outrem, saiba que o prazo já terminou ontem.

Mas não se preocupe, porque ainda vai a tempo de o fazer pela Internet, até ao fim do mês de Abril. Basta para isso aceder ao site www.e-financas.gov.pt e inserir o seu contribuinte e a sua senha de forma a ter acesso à sua àrea pessoal e poder fazer o preenchimento da sua declaração online. Se ainda não tem a sua senha ou se já teve mas não sabe onde está, deve então solicitá-la no mesmo site o quanto antes, pois nesta altura são muitos os pedidos efectuados às Finanças, daí ainda demorar um pouco até receber a sua senha.

Também até ao final do mês está aberto o prazo para fazer a entrega da declaração via papel para os rendimentos oriundos de trabalho independente.

Se eventualmente tem despesas dos seus filhos ou dependentes, só as poderá deduzir se colocar o NIF dos mesmos na declaração, apesar de este ano ainda não ser obrigatório que as facturas tenham o contribuinte. Para tal poderá ou solicitar na sua repartição de finanças a emissão do número de contribuinte, onde apenas receberá uma folha com esse dado ou então requerer já o cartão do cidadão que é válido por 5 anos e pagar 7,5€ para crianças até aos 6 anos ou então para idades superiores terá o preço de adulto, de 15€.

Recorde-se que quanto mais cedo entregar a sua declaração de IRS, mais depressa será reembolsado se for esse o caso. As Finanças prometem que pagam dentro de 20 dias se a declaração for submetida pela Internet.