Ekonomista
Ekonomista
25 Mar, 2019 - 11:51

IRS: prazo para reclamar despesas está quase a terminar

Ekonomista

Verifique a informação disponibilizada pelo Fisco para não correr o risco de perder os valores associados às deduções.

IRS: prazo para reclamar despesas está quase a terminar

O Fisco já disponibilizou aos contribuintes os valores das despesas com saúde, propinas e crédito habitação para efeitos de IRS. Estes dados estão disponíveis no Portal e-Fatura e podem ser validados até ao dia 31 de Março.

Recorde-se que, ao contrários das despesas efetuadas noutras áreas, os valores relativos a taxas moderadoras na saúde, a propinas, a seguros de saúde e a juros com o crédito à habitação não são disponibilizados aos contribuintes no Portal e-Fatura, ao longo do ano.

Esses valores só agora foram disponibilizados através da plataforma, de modo a que os contribuintes confirmem se estão correctos e a poderem reclamar, caso não estejam.

No caso de precisar de reclamar pode fazê-lo de duas formas: ou através do Portal das Finanças ou presencialmente, junto do serviço de Finanças da sua área de residência.

Se optar pela via eletrónica, deve aceder, então ao Portal com as suas credenciais de acesso e, em “Serviços”, aceder a “Entregar”. Aqui, deverá escolher a opção “Despesas para Deduções à Coleta” em “Contencioso Administrativo”. Aí poderá expor a irregularidade detetada com todos os detalhes.

Veja também: