Ekonomista
Ekonomista
20 Mar, 2017 - 15:08

Itália: greve no setor aéreo pode afetar mais de 500 voos europeus

Ekonomista

Só a Alitalia, a principal companhia aérea do país, cancelou cerca de 40% dos voos previstos, 220 voos nacionais e internacionais.

Itália: greve no setor aéreo pode afetar mais de 500 voos europeus

A greve convocada pelo setor aéreo em Itália pode levar ao cancelamento de mais de 500 voos em toda a União Europeia, informou a associação de companhias aéreas europeias Airlines for Europe (A4E).

A greve que deve durar quatro horas até às 16:00 (hora de Lisboa) deve também provocar atrasos nas ligações, de acordo com a associação.

“Poucos dias depois de uma semana de perturbações em França, esta nova greve vai fazer reféns milhares de cidadãos europeus e de negócios”, lamentou em comunicado a A4E.

A associação reconheceu “o direito fundamental” dos controladores a fazerem greve, mas pediu aos representantes políticos europeus soluções para minimizar o impacto no setor.

O diretor da A4E, Thomas Reynaert, sugeriu que os passageiros europeus se unam para manifestar a sua “frustração pelas constantes perturbações” e para apoiarem uma petição da associação nesse sentido.

“Não podemos deixar que estas greves continuem durante as férias e o verão”, disse Reynaert.

Os principais sindicatos italianos (CGIl, CISL, UIL e UGL) convocaram a greve dos controladores aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (ENAC) para “combater um modelo negativo de empresa”.

Há ainda uma outra greve de 24 horas convocada pelo sindicato autónomo ‘CUB Trasporti’ para protestar contra o modelo de baixo custo e contra os cortes na Alitalia, que prevê mais de 2.000 despedimentos e cortes de mil milhões de euros até 2021.

Veja também:

Artigos Relacionados