Simulador de Crédito - Milhares de Portugueses já experimentaram!

Em menos de 1 minuto, gratuito e sem compromisso.

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt e pelos nossos Parceiros

SIMULAR

Já começou a entrega do IRS

Arrancou ontem o prazo para a entrega das declarações de IRS em papel para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas. O prazo termina no final do mês, portanto, evite as multas que podem chegar aos 100 euros pelo atraso na entrega.

Já começou a entrega do IRS

Este é o último ano em que ainda consegue grandes poupanças e reembolsos semelhantes aos conseguidos em anos anteriores. 

No próximo ano, os cortes nas deduções serão bem mais expressivos. Um bom exemplo são as despesas com saúde que este ano não têm um tecto máximo. Outro exemplo é o facto da amortização de capital relativa aos encargos com imóveis com crédito à habitação ainda ser dedutível à coleta.

Apesar de as deduções este ano ainda se manterem, não podemos esquecer o agravamento de impostos que condicionaram os rendimentos obtidos no ano passado, como foi o caso do imposto extraordinário, assim como o fim de alguns beneficios fiscais.

Para a DECO, a poupança começa logo no correcto preenchimento e a entrega atempada da declaração, de forma a evitar multas, que não são tão leves quanto isso, podendo chegar aos 100 euros.

Ainda na temática do IRS, é curioso saber que todos os anos, os municípios têm a possibilidade de devolver aos munícipes uma parte do IRS cobrado pelo Estado. No fundo, as câmaras podem ficar com uma parte da colecta do IRS que pode ir até aos 5%, ficando ao seu critério ficar com ela ou devolver aos contribuintes.