Clara Henriques
Clara Henriques
07 Jan, 2015 - 08:45

Já pode pagar qualquer valor com cartão no Pingo Doce

Clara Henriques

Após tanta polémica, o Pingo Doce volta a aceitar pagamentos com cartão em valores inferiores a 20 euros. Regra tinha sido imposta em 2012.

Já pode pagar qualquer valor com cartão no Pingo Doce

As notícias são boas para os clientes do Pingo Doce que, desde dia 2 de Janeiro voltaram a poder pagar com cartão as compras inferiores a 20 euros. A cadeia de supermercados da Jerónimo Martins volta a aceitar assim os pagamentos com cartão de débito sem limite de montante, o que facilita em muito a vida dos clientes.

A decisão já confirmada pela empresa, surge depois de “a Unicre ter reduzido as taxas de forma diferenciada para pequenos e grandes estabelecimentos e quando se perspectiva a criação de um limite comunitário às taxas dos cartões de crédito e débito”.

Implementada há mais de dois anos, a medida do Pingo Doce gerou muita polémica e revolta dos clientes na altura. Mas, segundo a Jerónimo Martins, “a limitação da utilização de cartões para pagamentos inferiores a 20 euros foi sempre uma medida de carácter transitório”. Já a justificação que circula nas lojas do Pingo Doce é que “se pretendeu facilitar a vida aos clientes”.

Estas e outras medidas são muitas vezes tomadas pelos comerciantes devido aos custos das comissões interbancárias a pagar nas transacções com cartões de débito. “O Parlamento Europeu deverá aprovar no primeiro trimestre do ano a proposta que limita estas comissões a 0,2% para os cartões de débito e a 0,3% no caso dos cartões de crédito. Esta proposta deve entrar em vigor até ao final do ano”.

Veja também: