Já sabe quanto vai pagar de IMI?

Este ano há alterações no IMI. Esteja atento e faça as contas. Convém saber quanto vai pagar.

Já sabe quanto vai pagar de IMI?
O IMI começa a ser pago em abril
  • Se não pedir a reavaliação do imóvel, não baixa o IMI.

Há momentos do ano que, financeiramente, são mais apertados para as famílias portuguesas. Um desses momentos é seguramente quando é preciso pagar o IMI, que acontece normalmente no mês de abril.

É bem certo que ainda estamos em janeiro, mas como as coisas estão sempre a mudar, aconselhamos a que comece a fazer contas e a perceber quanto pode pagar de IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis este ano

O que o contribuinte não deve saber é que não é obrigatório pagar o mesmo valor de IMI todos os anos. Se for até às finanças e pedir uma reavaliação do seu imóvel, corre sérios ricos de ter um desconto no IMI. Caso não peça esta reavaliação, as finanças nunca irão atualizar o valor dos imóveis, embora tenham todos os dados necessários para o fazer. 

A verdade é que são muito poucos os contribuintes que estão alertados para esta situação, mas é fundamental que intervenham e peçam as reavaliações dos seus imóveis. Se isso não acontecer, é como se o imóvel nunca envelhecesse nem desvalorizasse. 

Outro fator a ter em conta e que é muito importante é o preço do metro quadrado que é fixado anualmente por lei para todas as casas do país. As alterações indexadas aos valores do metro quadrado também influenciam o valor do IMI.
 

Quanto custa pedir uma reavaliação do imóvel?

Não é necessário pedir uma reavaliação da casa todos os anos, mas convém fazê-lo, pelo menos, de dois em dois. Este pedido pode ter um custo associado, dependendo da oscilação do VPT que é o Valor Patrimonial Tributário. Se este valor baixar, não há qualquer custo associado. Se subir ou ficar igual, então o contribuinte terá de pagar uma taxa.

Para que não seja apanhado de surpresas, consulte este simulador da DECO que o poderá ajudar a perceber a melhor altura para pedir a sua reavaliação da casa. 


Veja também: