Clara Henriques
Clara Henriques
09 Jan, 2016 - 08:30

Já sabe quanto vai pagar de IMI?

Clara Henriques

Este ano há alterações no IMI. Esteja atento e faça as contas. Convém saber quanto vai pagar.

Já sabe quanto vai pagar de IMI?

Há momentos do ano que, financeiramente, são mais apertados para as famílias portuguesas. Um desses momentos é seguramente quando é preciso pagar o IMI, que acontece normalmente no mês de abril.

É bem certo que ainda estamos em janeiro, mas como as coisas estão sempre a mudar, aconselhamos a que comece a fazer contas e a perceber quanto pode pagar de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis este ano

O que o contribuinte não deve saber é que não é obrigatório pagar o mesmo valor de IMI todos os anos. Se for até às finanças e pedir uma reavaliação do seu imóvel, corre sérios ricos de ter um desconto no IMI. Caso não peça esta reavaliação, as finanças nunca irão atualizar o valor dos imóveis, embora tenham todos os dados necessários para o fazer. 

A verdade é que são muito poucos os contribuintes que estão alertados para esta situação, mas é fundamental que intervenham e peçam as reavaliações dos seus imóveis. Se isso não acontecer, é como se o imóvel nunca envelhecesse nem desvalorizasse. 

Outro fator a ter em conta e que é muito importante é o preço do metro quadrado que é fixado anualmente por lei para todas as casas do país. As alterações indexadas aos valores do metro quadrado também influenciam o valor do IMI.

Quanto custa pedir uma reavaliação do imóvel?

Não é necessário pedir uma reavaliação da casa todos os anos, mas convém fazê-lo, pelo menos, de dois em dois. Este pedido pode ter um custo associado, dependendo da oscilação do VPT que é o Valor Patrimonial Tributário. Se este valor baixar, não há qualquer custo associado. Se subir ou ficar igual, então o contribuinte terá de pagar uma taxa.

Para que não seja apanhado de surpresas, consulte este simulador da DECO que o poderá ajudar a perceber a melhor altura para pedir a sua reavaliação da casa. 


Veja também: