Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
20 Fev, 2017 - 10:22

Leasing automóvel cresce 20% em 2016

Sara Piteira Mota

As empresas que optem pelo leasing automóvel têm benefícios fiscais. É uma opção de financiamento mais barata.

Leasing automóvel cresce 20% em 2016

O leasing é hoje uma das formas de financiamento automóvel que tem vindo a ganhar expressão todos os anos. Segundo as estimativas da Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) avançadas ao E-Konomista, a produção total de leasing cresceu 20%, em 2016 face ao ano anterior, para um total de 46.316 viaturas financiadas através desta modalidade.

A ALF tem vindo a sublinhar que o financiamento especializado tem vindo a registar resultados positivos nos últimos anos, valores que estão em linha com a tendência de recuperação gradual da economia nacional e dos níveis de investimento empresarial.

A recuperação do mercado automóvel acompanha também o crescimento do financiamento especializado. A associação avança que os resultados confirmam, uma vez mais, que o leasing é uma solução financeira que permite uma adaptabilidade que é apreciada pelos agentes económicos na actual conjuntura.

PME preferem leasing

O leasing é actualmente a fonte de financiamento externo mais relevante para as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas. A conclusão é da ALF tendo como base um “Inquérito sobre o Acesso ao Financiamento das PMEs Europeias”, publicado pela Comissão Europeia no início deste ano.

O inquérito teve em atenção as alterações da situação financeira, as necessidades de financiamento e o acesso ao mesmo pelas PMEs da União Europeia nos seis meses de Abril a Setembro de 2016.

Segundo estas premissas, 59% das empresas portuguesas responderam já ter recorrido ou considerarem recorrer no futuro ao leasing para o desempenho da sua actividade. O estudo evidencia que o leasing é a fonte de financiamento externo mais relevante em Portugal e com a taxa de resposta mais elevada na União Europeia, a par da Alemanha.

Além disso, 19% das empresas reportaram que o acesso a este tipo de financiamento especializado melhorou no período em análise. No entanto, nos últimos seis meses do ano passado, apenas 16% das PMEs portuguesas celebraram novos contratos de Leasing , o que representa um valor inferior à média Europeia, que corresponde a 23%.

Como funciona o leasing?

O leasing automóvel é um contrato de arrendamento, pago mensalmente durante um período pré-definido, com opção de compra. Se o consumidor pagar o valor residual no final do contrato o carro passa para o nome do cliente.

Nesta modalidade de financiamento, as taxas de juro são mais baixas do que no crédito automóvel tradicional e o cliente não paga imposto de selo pela abertura de crédito e pelos juros. No entanto, os encargos com despesas de manutenção e reparação do automóvel estão a cargo do cliente.

As taxas máximas de um contrato de leasing variam ainda consoante o carro seja novo ou usado. Para encontrar o leasing automóvel mais barato, ou o melhor leasing automóvel para o carro que pretende, deve recorrer a um simulador de leasing automóvel para particulares ou para empresas, para a compra de carros novos ou usados.

Veja também: