Filomena Morais
Filomena Morais
21 Abr, 2017 - 07:04

Leiria vai receber um mês inteirinho de música

Filomena Morais

O Festival Música em Leiria apresenta um mês inteiro de concertos de música e espetáculos de dança, de 2 de junho a 2 de julho.

Leiria vai receber um mês inteirinho de música

A região de Leiria tem muitas surpresas no âmbito da sua 35ª edição do Festival Música em Leiria: música clássica, contemporânea, fado e jazz para apreciar em várias zonas do Centro do país.

A partir de 2 de junho muitos são os nomes que vão marcar presença no mais antigo festival do país: a Orquestra Filarmonia das Beiras c/ Gisela João, a Orquestra de Jazz de Matosinhos c/ Manuela Azevedo, a Companhia Nacional de Bailado, entre muitos outros.

placeholder-1x1

Música em Leiria: um mundo de música no centro do país

Organizado pelo Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL|CA), o Festival Música em Leiria  – com direção artística de António Vassalo Lourenço – decorre entre 2 de junho e 2 de julho, nas cidades de Leiria, Batalha, Marinha Grande, e das vilas de Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande e Castanheira de Pera.

A 35.ª edição do Festival Música em Leiria apresenta um concerto inédito com a Orquestra Filarmonia das Beiras e a fadista Gisela João. Marcado para dia 2 de junho, pelas 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), o concerto será dirigido pelo maestro António Vassalo Lourenço.

placeholder-1x1

Fonte: Gisela João

A Orquestra Filarmonia das Beiras vai assim acompanhar Gisela João, num programa onde pela primeira vez serão apresentados temas do novo álbum “Nua” com uma formação orquestral. Considerada por muitos como uma das vozes mais arrebatadoras do panorama do fado, Gisela João apresenta aqui, em estreia absoluta, músicas do seu segundo disco com arranjos para orquestra.

Neste concerto a fadista homenageia algumas das suas grandes referências musicais, como Amália Rodrigues, dando também voz às palavras de alguns poetas da atualidade. Um concerto que promete ser surpreendente!

A 8 de junho sobem ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, a Orquestra Jazz de Matosinhos com Manuela Azevedo. Sob a direção de Pedro Guedes, este espetáculo será acompanhado por saxofones, trompetes, trombones e uma vasta secção rítmica na qual se incluem piano, guitarra, contrabaixo, bateria e percussão.

placeholder-1x1

Fonte: Miguel Estima

A Orquestra Jazz de Matosinhos tem desenvolvido nos últimos anos uma série de projetos com vozes oriundas dos mais variados universos musicais, desde o jazz (Dee Dee Bridgewater ou /e Maria João) à música brasileira (Maria Rita) e à world music (Mayra Andrade), criando arranjos originais para repertórios nunca ouvidos em versão big band.

Neste concerto conta com uma das cantoras mais destacadas da música pop portuguesa da atualidade, Manuela Azevedo, conhecida especialmente pela sua carreira como vocalista dos Clã. O repertório reúne escolhas da cantora, que percorrem alguns dos caminhos do cancioneiro norte-americano, Francês, da música popular do Brasil e até dos próprios Clã.

O Festival Música em Leiria encerra com um espetáculo de dança pela Companhia Nacional de Bailado, no Teatro José Lúcio da Silva, às18h00 do dia 2 de julho. Trata-se de um espetáculo comemorativo do 40.º aniversário da Companhia Nacional de Bailado que será acompanhada por Maria João e João Farinha. Em palco vão estar diversas performances, como Treze gestos de um corpo, Será que é uma estrela?, Herman Schmerman ou Minus 16.

placeholder-1x1

A apresentação da 35.ª edição do Festival Música em Leiria realiza-se a 2 de maio, momento que será aproveitado para dar a conhecer a restante programação do festival mais antigo do país.

O Festival Música em Leiria decorre entre 2 de junho e 2 de julho em Leiria e os bilhetes para os espetáculos já estão à venda na bilheteira do Teatro José Lúcio da Silva e também na sua bilheteira online.

Veja também: