Meia hora de leitura diária aumenta esperança de vida

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Yale indica que a leitura de livros, pelo menos meia hora por dia, está associada à longevidade.

Meia hora de leitura diária aumenta esperança de vida
30 minutos por dia de leitura têm mais benefícios do que possa pensar

Já todos conhecemos os prazeres da leitura e como ler livros expõe os leitores a novas pessoas, hábitos, culturas e lugares, porém estava por descobrir se ler livros traz benefícios efetivos para a saúde. Avni Bavishi, Martin D. Slade e Becca R. Levy, os autores deste estudo, quiseram saber se ler livros tem ou não implicações na longevidade em relação àqueles que escolhem outros tipos de leitura.


Um capítulo por dia não sabe o bem que lhe fazia

A experiência foi feita com 3635 indivíduos que forneceram detalhes relativamente aos seus hábitos de leitura. No final, os resultados mostraram que a leitura de livros contribui para uma taxa de sobrevivência superior àqueles que optam por ler revistas.

Segundo o mesmo estudo, comparado com os que não leem livros, os leitores de livros apresentaram uma vantagem de sobrevivência assinalável: os leitores de livros têm 20% menos probabilidade de morrer nos 12 anos seguintes do que os que não leem livros.

Este estudo, publicado na Science Direct em outubro de 2015 e revisto em julho de 2016, mostrou também que a maioria dos leitores são mulheres, com formação superior e pertencentes à classe média. Os autores analisaram todas estas variáveis (raça, sexo, profissão, nível de riqueza, estado emocional, entre outras) e chegaram à conclusão de que as vantagens da leitura são transversais a todos estes grupos.

Ler habitualmente pode, por isso, aumentar o número de anos de vida, embora os resultados sejam mais impressionantes quando se trata de leitores de livros do que de outros materiais de leitura. Contudo, a leitura regular de outros materiais como jornais e revistas também traz benefícios para a saúde.

Segundo estes investigadores as vantagens fazem-se notar mesmo naqueles que afirmam ler apenas cerca de meia hora por dia. Assim, pode-se mesmo dizer que quem gosta de ler acaba por ganhar mais anos de vida precisamente para poder ler ainda mais.

Veja também: