Lesados do BES podem recuperar até 75% das perdas

Os lesados do BES vão poder recuperar entre 50% e 75% das perdas. O anúncio deverá ser feito na próxima sexta-feira, dia 16.

Lesados do BES podem recuperar até 75% das perdas
Entre 50% a 75%.

António Costa tem uma espécie de prenda de Natal antecipada para todos os lesados do BES. Na próxima sexta-feira, dia 16, o primeiro-ministro deverá anunciar a proposta final onde os lesados poderão recuperar entre 50% a 75% do capital investido. Recorde-se que o número de lesados do papel comercial do BES ultrapassa os dois mil investidores.

Nos investimentos até 500 mil euros, os lesados do BES poderão recuperar um máximo de 75% do valor com um teto máximo de 250 mil euros. Ou seja, quem investiu 400 mil euros, não receberá os 300 mil euros que corresponderiam aos 75%, mas apenas o teto máximo de 250 mil euros. Já para aplicações acima dos 500 mil euros, a percentagem recuperação deverá fixar-se nos 50%. Desta forma, quem aplicou 800 mil euros, por exemplo, receberá 400 mil.

"Posso dizer que a solução prevê a criação de um fundo, um veículo que vai agregar todos os direitos jurídicos das pessoas, e que vai nos próximos anos vai tentar recuperar todo o dinheiro dos lesados nos tribunais. Esse fundo vai adiantar desde já uma parte do valor a todos os grupos de investidores não qualificados de papel comercial", adiantou o advogado Nuno Viera que representa a maior parte dos lesados do BES.


Veja também:

Continuar a Ler