Clara Henriques
Clara Henriques
06 Dez, 2015 - 08:30

Licenciados ganham mais 69% do que os não licenciados

Clara Henriques

Os licenciados e os mestres têm possibilidade de ganhar mais em Portugal. Conheça os dados divulgados pela OCDE.

Licenciados ganham mais 69% do que os não licenciados

Um estudo da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos, revela que há uma grande diferença no salário entre os que são licenciados e os que não são. Em Portugal, a compensação salarial é mais alta para os licenciados, comparativamente com aqueles que só frequentaram o secundário. 

Em média, os licenciados em Portugal ganham mais 69% do que um cidadão que só frequentou o secundário. Estes dados foram divulgados hoje no relatório “Education at Glance 2015” que conta com 34 países não só da organização como também de outros parceiros.

No entanto, apenas 31% dos jovens entre os 25 e os 35 anos é que têm formação superior. 

Já relativamente ao grau de mestre, Portugal supera a média da OCDE. Em boa verdade, cerca de 17% da população é detentora de um grau de mestre, o que compete de forma positiva com a média europeia que se situa nos 11%. Os relatores referem que “o nível de instrução faz uma grande diferença no mercado de trabalho”.

Em Portugal uma das questões mais preocupantes é sem dúvida o desemprego, mas há dados curiosos neste relatório que revela que, apesar a taxa de desemprego em Portugal ser muito mais elevada do que noutros países da OCDE, acaba por diminuir claramente para quem tem mais qualificações académicas, nomeadamente para os 

Tudo isto para provar que ainda vale a pena, de facto, ter formação superior em Portugal.


Veja também: