Clara Henriques
Clara Henriques
30 Mai, 2016 - 09:35

Luz e gás? Em Portugal é onde se paga mais

Clara Henriques

Portugal é o país da União Europeia onde mais se paga pela luz e pelo gás. Porquê?

Luz e gás? Em Portugal é onde se paga mais

Proteja os seus Direitos enquanto consumidor e habilite-se a um Smartphone Subscrever Agora
Já não é a primeira vez que surgem noticias de que há determinadas coisas em Portugal que são sempre mais caras do que noutros países cujo nível médio de vida é mais elevado do que em Portugal. Se assim é, porque é que os portugueses pagam mais face a outros lugares?

Segundo os dados divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, em Portugal, no segundo semestre de 2015, a eletricidade e o gás para uso doméstico eram os mais caros da União Europeia

Na segunda metade do ano passado, a eletricidade custava cerca de “29,3 PPS 29,3 PPS (unidade monetária artificial que elimina as diferenças de níveis de preços entre os países) por 100 kWh (quilowatt hora) e o gás 12,6 PPS”.

Isto significa que o preço médio da eletricidade subiu 2,4 por cento na segunda metade de 2015, ficando nos 22,4 euros por 100kWh, em comparação com 2014.

Se formos analisar outros países da União Europeia, percebemos que “além de Portugal (29,3 PPS por 100 kWh), na Alemanha (28,3), em Espanha e na Roménia (26,5 cada) a eletricidade para uso doméstico tinha os preços mais altos face aos de outros bens e serviços, enquanto a Finlândia (12,3 PPS por 100kWh), a Suécia (14,6), o Luxemburgo (14,7) e a França (15,2) apresentavam os preços mais baixos”. Estamos a falar de países cujo nível de vida é bem superior ao novel de vida de Portugal.

Quanto aos preços do gás, Portugal e Espanha são os países com os preços mais altos da União Europeia.
A DECO assegura os seus direitos de consumidor e ainda lhe oferece um Smartphone >>
Veja também: